imagem do blog.jpg

sexta-feira, maio 06, 2005

Japão em foco - mankai no sakura


(Cerejeiras em flor)

Este ano depois de terem esperado mais tempo que o habitual,um grande número de japoneses apressaram-se a saír às ruas, na 5ª feira passada, para admirar o desabrochar das cerejeiras em flor. O encanto do florir das sakuras e a estação em festa que é a Primavera está em full swing e deve manter-se até à próxima semana.

Peculiariedade: Estas cerejeiras não dão fruto, apenas flor

Também por cá já no próximo mês, Lisboa terá um jardim japonês com 461 cerejeiras, uma por cada ano de relacionamento entre Portugal e o Japão.

O projecto, irá se situar junto ao Museu de Arte Popular em Belém. Com 461 cerejeiras - "sakura" em japonês, uma árvore particularmente apreciada pelos japoneses - o jardim representará a amizade entre os dois países, reflectindo as duas culturas.

Durante a primeira fase de construção, actualmente a decorrer, o terreno será modelado em colinas cobertas de relva, sendo as árvores dispostas em forma de um texto em caracteres japoneses e em escrita ocidental.
De um lado, as cerejeiras serão colocadas em linha, com espaços entre elas como as palavras de um texto em português, enquanto a "marginação do texto" é feita à esquerda, deixando as "palavras" abertas sobre o vale central.
Sobre as colinas do espaço oposto, as árvores desenham uma mancha de texto em japonês, marginada à direita e construindo blocos com linhas em branco entre si.
Este ano não será, contudo, possível assistir à floração das cerejeiras, que só ocorre em Abril. O pavilhão japonês, uma terceira fase do projecto, poderá acolher uma casa de chá ou um restaurante, mas por enquanto "ainda é um sonho". E que sonho...