imagem do blog.jpg

segunda-feira, junho 27, 2005

faz de conta de antigamente


Sempre fico embevecida quando a minha mãe e pai me contam algumas das brincadeiras que tínham em miúdos. Desde os caquinhos de barro que simulavam um digníssimo serviço de loiças , aos cavalos e charruas recortados de uma abóbora, às caixas de fósforos transformadas em carrinhos.

Outro do faz de conta que fiquei a saber ontem foi que as pequenas pétalas da sardinheira dávam uma bela unháca escarlate e aveludada qual verniz das unhas parisiense.

A beleza das coisas pueris e simples...

Acredita-se que, no século XV, muitos brinquedos tenham surgido a partir de imitações realizadas pelas crianças. Elas, observavam situações presentes na vida dos adultos e transportavam-nas para as suas realidades. Assim surgiram cavalos-de-pau, bonecas e muitos outros. Não é lindo?

Desafio-vos a deixarem aqui um pequeno registo das brincadeiras dos vossos pais ou mesmo vossas sem o recurso aos brinquedos vomitados pela indústria.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também me lembro de atar com uns cordéis o carolo do milho ao pé e fingir que andava de saltos altos como as raparigas mais velhas de Alcanhões.
Mãe Judite

16:51  
Blogger Preciouzzz said...

Lembro-me de vestir os gatos com as 'pequenas' roupas da mana mais nova. lembro-me de aprender a tabuada com os feijões. Das dentaduras e bonecos que eram feitos a partir das cascas das laranjas.....
que lembranças tão boas! Merci!

19:13  
Blogger 3 Gatos Miaus said...

Olá gostavas de fazer uma troca um peixito daqueles lindos ali em baixo por um gato- pregadeira dos meus.

Espero resposta

Beijocas

17:17  
Blogger Marta Figueroa said...

eu e a minha irmã também fazíamos dentes com cascas de laranja! ficávamos mesmo assustadoras.... ;)
lembro-me ainda de fabricar alguns brinquedos, por exemplo, um teleférico com um cordel e uma caixa de dentífrico e roupas para as bonecas.

23:21  
Anonymous Anónimo said...

Lindo!!!
A minha fantasia sempre foi fazer princesinhas... as minhas preferidas eram as de molas da roupa, com algodão a fazer de cabelo (tipo rapunzel!!) e as de papoilas em que as pétalas se viram ao contrário... quase parecem bailarinas!
Tenho tantas saudades!!
... Beijocas lindinha!!

18:00  
Blogger Clara Duarte said...

Eu jogava à pedrinha no degrau de pedra da casa onde a minha avó morou enquanto eu era miúda. Ela ensinou-me a jogar e eu chamava os outros miúdos para jogarem comigo quando ela não podia. Era mais ou menos como o jogo do galo.

Os meus primos e eu faziamos trotinetes de rolamentos com materiais que encontrassemos. Caí algumas vezes, mas levantei-me sempre sem chorar.

Que saudades...

00:26  
Blogger Bia Bê said...

Brincava na casa de uma tia, com as muitas primas que tenho. Era sempre aos domingos, quando nos reuníamos nos fundos da casa, onde havia muitas árvores e flores, e aí brincávamos de cozinhar... Era uma espécie de confeitaria, fazíamos tortas de barro, enfeitávamos tudo com flores e folhas... Havia tb os docinhos, todos feitos de terra, nos sentíamos saciadas!!
Cozinhar era do que mais gostava de brincar, era magnífico!
Um beijo do Brasil! :)

02:05  

Enviar um comentário

<< Home